O que é o Planejamento Previdenciário?
03/05/2022Segurados do INSS podem pedir Atestmed pela Central 135; saiba como funciona
02/07/2024Como se pode perceber, o planejamento é um estudo de previsão, que combina cálculo com estratégias jurídicas de Direito Previdenciário. Com isso, a pessoa saberá quanto e como ainda precisa contribuir para ter direito à melhor aposentadoria.
Importa salientar que esse estudo não precisa ser deixado para a última hora, sendo fortemente aconselhada a sua realização com certa antecipação, a fim de projetar o melhor cenário a longo prazo.
Um advogado especialista em Direito Previdenciário, depois de toda a análise da vida e das contribuições do trabalhador, identificará o melhor momento para a sua aposentadoria e como ele poderá alcançar o benefício mais vantajoso.
Esse estudo do histórico previdenciário consiste na análise dos seguintes dados:
- Todos os vínculos laborais;
- Período contributivo, para verificar e tempo de contribuição e a carência;
- Valor de todas as remunerações e contribuições;
- Inconsistências no extrato do CNIS; e
- Possíveis atividades especiais.
Assim, o trabalhador deve organizar toda a documentação necessária para a aposentadoria, de acordo com as instruções do advogado especialista, a fim de viabilizar o cálculo do tempo de contribuição, as simulações de aposentadoria, o cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI) e a regularização de eventuais pendências no INSS.
Por fim, diante do documento fruto desse estudo, você poderá tirar todas as suas dúvidas com seu advogado especialista, que o ajudará a tomar uma das decisões mais importantes de sua vida, garantindo a tranquilidade e a agilidade necessárias ao momento. Afinal, depois de tantos anos de contribuição e trabalho, é só o que se deseja.