Como funciona um planejamento previdenciário?
03/05/2022Muitas vezes, o trabalhador deixa para se preocupar com seus direitos previdenciários apenas quando acredita estar perto de se aposentar.
No entanto, diante da complexidade do sistema, da burocracia e das regras do Direito Previdenciário que envolvem os pedidos de aposentadoria, o planejamento previdenciário é um dos serviços mais importantes para o trabalhador, uma vez que se trata de uma medida cujo objetivo é garantir a ele mais celeridade ao encaminhamento do benefício, evitando erros, transtornos e prejuízos.
Sabe-se, pois, que o sistema previdenciário passou por inúmeras reformas, além de possuir diversas regras, sendo uma das legislações mais complexas e difíceis de se compreender. Dessa forma, os pedidos de aposentadoria no Brasil são bastante burocráticos e, sem o planejamento, o trabalhador pode sofrer grandes prejuízos.
Por isso, diante dessa infinidade de regras e da diversidade de modalidades de aposentadoria, é preciso realizar esse estudo, que abrange a análise do tempo de contribuição, do salário de contribuição, das condições de trabalho, da idade, em cotejo com a regra adequada a cada caso.
Por meio desse estudo, o trabalhador terá um documento completo e detalhado sobre suas possibilidades de aposentadoria tanto no presente, se já existente, quanto no futuro, com uma projeção de qual modalidade lhe será mais vantajosa. Assim, evitam-se prejuízos como recolhimentos desnecessários, contribuições abaixo do mínimo, períodos contributivos não registrados, pendências e outros erros.
Nesse sentido, o planejamento evitará que você contribua com o mínimo e espere receber o teto; ou o contrário: contribua com o valor máximo durante toda a vida de forma desnecessária.
O planejamento é importante igualmente para os trabalhadores que exercem alguma atividade especial, como médicos, enfermeiros, dentistas, estando expostos a agentes nocivos à saúde. Nesse caso, pois, poderão ter direito à aposentadoria especial ou majoração do seu tempo de contribuição.
Dessa forma, você poderá, depois da análise de seu histórico previdenciário, ajustar suas contribuições, a fim de garantir uma aposentadoria mais cedo ou com um valor maior.