O que é o Planejamento Previdenciário?

Muitas vezes, o trabalhador deixa para se preocupar com seus direitos previdenciários apenas quando acredita estar perto de se aposentar.

No entanto, diante da complexidade do sistema, da burocracia e das regras do Direito Previdenciário que envolvem os pedidos de aposentadoria, o planejamento previdenciário é um dos serviços mais importantes para o trabalhador, uma vez que se trata de uma medida cujo objetivo é garantir a ele mais celeridade ao encaminhamento do benefício, evitando erros, transtornos e prejuízos.

Sabe-se, pois, que o sistema previdenciário passou por inúmeras reformas, além de possuir diversas regras, sendo uma das legislações mais complexas e difíceis de se compreender. Dessa forma, os pedidos de aposentadoria no Brasil são bastante burocráticos e, sem o planejamento, o trabalhador pode sofrer grandes prejuízos.

Por isso, diante dessa infinidade de regras e da diversidade de modalidades de aposentadoria, é preciso realizar esse estudo, que abrange a análise do tempo de contribuição, do salário de contribuição, das condições de trabalho, da idade, em cotejo com a regra adequada a cada caso.

Por meio desse estudo, o trabalhador terá um documento completo e detalhado sobre suas possibilidades de aposentadoria tanto no presente, se já existente, quanto no futuro, com uma projeção de qual modalidade lhe será mais vantajosa. Assim, evitam-se prejuízos como recolhimentos desnecessários, contribuições abaixo do mínimo, períodos contributivos não registrados, pendências e outros erros.

Nesse sentido, o planejamento evitará que você contribua com o mínimo e espere receber o teto; ou o contrário: contribua com o valor máximo durante toda a vida de forma desnecessária.

O planejamento é importante igualmente para os trabalhadores que exercem alguma atividade especial, como médicos, enfermeiros, dentistas, estando expostos a agentes nocivos à saúde. Nesse caso, pois, poderão ter direito à aposentadoria especial ou majoração do seu tempo de contribuição.

Dessa forma, você poderá, depois da análise de seu histórico previdenciário, ajustar suas contribuições, a fim de garantir uma aposentadoria mais cedo ou com um valor maior.

E como funciona um planejamento previdenciário?

Como se pode perceber, o planejamento é um estudo de previsão, que combina cálculo com estratégias jurídicas de Direito Previdenciário. Com isso, a pessoa saberá quanto e como ainda precisa contribuir para ter direito à melhor aposentadoria.

Importa salientar que esse estudo não precisa ser deixado para a última hora, sendo fortemente aconselhada a sua realização com certa antecipação, a fim de projetar o melhor cenário a longo prazo.

Um advogado especialista em Direito Previdenciário, depois de toda a análise da vida e das contribuições do trabalhador, identificará o melhor momento para a sua aposentadoria e como ele poderá alcançar o benefício mais vantajoso.

Esse estudo do histórico previdenciário consiste na análise dos seguintes dados:

  1. Todos os vínculos laborais;
  2. Período contributivo, para verificar e tempo de contribuição e a carência;
  3. Valor de todas as remunerações e contribuições;
  4. Inconsistências no extrato do CNIS; e
  5. Possíveis atividades especiais.

Assim, o trabalhador deve organizar toda a documentação necessária para a aposentadoria, de acordo com as instruções do advogado especialista, a fim de viabilizar o cálculo do tempo de contribuição, as simulações de aposentadoria, o cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI) e a regularização de eventuais pendências no INSS.

Por fim, diante do documento fruto desse estudo, você poderá tirar todas as suas dúvidas com seu advogado especialista, que o ajudará a tomar uma das decisões mais importantes de sua vida, garantindo a tranquilidade e a agilidade necessárias ao momento. Afinal, depois de tantos anos de contribuição e trabalho, é só o que se deseja.

Rua Treze de Maio, 130. Santo Amaro. Recife-PE. CEP: 52100-160.

Avenida República do Líbano, n° 251, Torre 1 (A), sala 901. Pina. Recife-PE. CEP: 51110-160